Imagem capa - Casamento Rodrigo Lana e Izabela Lopes em Belo Horizonte - Igreja São José 17/02/2018 por Rodrigo Lana
Casamento Izah e Rodrigo

Casamento Rodrigo Lana e Izabela Lopes em Belo Horizonte - Igreja São José 17/02/2018

Nosso Casamento: "Acreditar faz acontecer"


Esta frase foi dita por uma noiva que eu irei fotografar o casamento abril do ano que vem no interior de MG. E essa frase grudou em minha vida e tornou uma enorme fonte de energia para acordar todos os dias inspirado em busca dos meus sonhos, agora dos nossos sonhos meu e da Izah, minha esposa.



Resumindo brevemente a minha história com a Izah, nos conhecemos eu fotografando e ela curtindo o show da banda Restart bons anos atrás... Passado um tempo, outro show que eu estava fotografando e ela lá curtindo novamente com as amigas, no show da banda Nx Zero. Dia 31 de janeiro de 2012, começamos a conversar pelo facebook, a conversa de tão boa se estendeu noite à dentro dando continuidade por SMS (naquela época sem whatsapp), com muitos assuntos interessantes, quando às 7 da manhã (sem dormir) eu pedi ela em Namoro pelo SMS, quando ela me disse que só aceitaria se eu pedisse ela pessoalmente. Tínhamos um local e uma data marcada para nos encontrarmos, no teatro do UniBh na Antônio Carlos na terça-feira dia 7 de fevereiro de 2012. Quando a vi virando a esquina do teatro, sabia que ela era a mulher com quem eu queria passar todos os momentos felizes da minha vida, à beijei e perguntei: - Você aceita namorar comigo? E ela aceitooooou!



Foto: Mansano Fotografia

Foram 6 anos juntos até subirmos ao altar da Igreja São José, no sábado dia 17 de Fevereiro de 2018, em Belo Horizonte. INDESCRITÍVEL falar deste que foi o dia mais insano e feliz das nossas vidas! Passado todas as aventuras e emoções que vivemos juntos e com pessoas mega especiais agora, respirando mais tranquilo e com o coração cheio de felicidade pelos convidados terem vividos insanamente tudo que preparamos para eles também viverem o dia mais feliz da vida deles com a gente, eu e a Izah vamos compartilhar com nossos seguidores, amigos e familiares dicas, orientações, pdf, planilhas e muitas coisas que usamos e fizemos para tornar o dia do nosso casamento tão perfeito como sonhamos em ter.


Fizemos uma live no instagram do @rodrigolana na segunda-feira dia 20 de fevereiro para respondermos algumas perguntas que muitas pessoas nos enviaram sobre lista de convidados, lembranças que fizemos, fornecedores do casamento, como estávamos nos sentindo entre muitas outras perguntas e como a live só dura 24 horas no instagram, estou redigindo em texto para que fique guardado as respostas para ajudarmos seguidores e amigos que ainda vão se casar e nos pedem ajuda. Assim temos certeza que será muito bom ajudar a tornar a vida dos noivos que ainda vão se casar mais leve, mais fácil de organizar e tornar o dia do casamento intenso e perfeito como foi o nosso dia.



VAMOS ÀS PERGUNTAS QUE RESPONDEMOS NA LIVE DO INSTAGRAM:


1. Gostaria de saber como foi a parte das suculentas. Depois da plantação quanto tempo durou até as mudinhas, e o que fizeram depois, replantaram no pote de plástico?


Resposta da Izah: Nós começamos a plantar elas em dezembro, bem no início de dezembro, e as espécies que escolhemos de suculentas crescem muito rápido, então elas começaram a crescer até que início de janeiro já estavam com o tamanho que queríamos em copinhos de plástico daqueles de café. Compramos os pontinhos em uma loja na internet de atacado e assim que os potinhos chegaram fomos transferindo e as outras plantamos maior direto em janeiro no potinho que entregamos as lembrançinhas na festa, porque já não dava mais tempo de esperar crescerem. Fizemos 300 suculentas. Eu tinha vários potes de suculentas  em casa, tiramos as mudas dos potes que estavam plantadas, não compramos nenhuma muda, todas foram tiradas das que eu já cultivava antes. 


2. Qual a ligação entre a história de vocês e da Bela e a Fera que foi tema da decoração do casamento?


Resposta da Izah e do Rodrigo: Hmmm... então, não tem tanta ligação com a história do filme, mas a gente não tem tanta maturidade pra viver, kkkk, e a gente queria tudo da Disney, a nossa casa tem muita coisa do filme A Bela e a Fera, o topo do bolo da festa do casamento foram dois legos da Bela e da Fera, e o filme tem as cores que nós mais gostamos, que é Azul e Amarelo. Além de ser o filme favorito de nós dois da Disney.


3. Como se organizar e economizar para o casamento e não surtar?

Resposta da Izah: Difícil! Difícil não surtar, vai ter uma hora que um dos dois vai surtar ou os dois juntos. Não tem jeito. Em questão de economizar, muita coisa nós olhamos com antecedência, com mais de um fornecedor, os acessórios que usei, todos foram olhados com muita antecedência, porque eu comprei direto da China, lá eu consegui comprar muito mais barato, eu consegui economizar muito nisso. O meu vestido foi da China. 

Resposta do Rodrigo: Eu fiquei estressado de dois anos pra cá até um dia antes do casamento, até que sentei na porta do nosso apartamento e chorei. E a Izabela ficou paciente todo período até que no dia do casamento ela deu um surto lá, mas, melhorou no making of dela.  


4. Como e onde você comprou seu Vestido de Noiva para o casamento?


Resposta da Izah: O meu vestido de noiva comprei em um site, ele chegou na minha casa 1 ano antes do casamento, foi muita antecedência mesmo, pelo site que se chamava Noiva Importada, por sorte a empresa faliu só depois de enviarem o meu vestido. O site da empresa não existe mais, por isso não tem como indicar pra vocês comprarem lá. Tem um grupo de noiva no facebook que chama Casamento Made In China, que as noivas recomendam muito as lojas que tem dentro do AliExpress, para saber o que é confiável de comprar, qual que as noivas aqui do Brasil tem costume de comprar, dá pra saber muito por esse grupo.


5. Teve música da banda O Teatro Mágico no casamento e que momento que foi que tocou?


Resposta do Rodrigo: Teve música do OTM sim! Escolhemos juntos uma música da banda O Teatro Mágico que se chama Nosso Pequeno Castelo, que é uma banda que gostamos muito e escolhemos essa música para tocar na nossa saída da Igreja, pois queríamos uma música bem animada e que nós dois gostamos muito. E aí, a minha esposa linda maravilhosa, fez surpresa na música da entrada dela na Igreja para mim, eu não sabia nem fazia a menor ideia da música que ela escolheria para a entrada dela. Era a única música do casamento que eu não sabia que ia tocar. Foi surpresa. Ela escolheu REALEJO, do OTM, e quando eu ouvir o primeiro toque depois da Marcha Nupcial juntamente da porta se abrindo, eu desabei a chorar no altar.


6. Onde e quando será a Lua de Mel de vocês?


Resposta do Rodrigo: Muita gente mandou mensagem pra nós, perguntando se já estávamos indo viajar, mas, a minha querida esposa, voltou a trabalhar na terça-feira após o casamento, pois não conseguiu férias na empresa que trabalha. Daí vamos fazer nos próximos meses pequenas viagens, em feriados e finais de semana e no final do ano estamos planejando irmos para Fernando de Noronha e ano que vem vamos fazer uma viagem maior para a Disney e iremos levar o Gui Dalzoto, que foi o responsável por toda parte de Filme do nosso casamento e o casal Diésica e André Mansano para fotografar um ensaio de pós casamento nosso lá com o vestido de princesa da Izah e meu Smoking no Castelo do filme A Bela e a Fera.


7. Como foi quando vocês dois tiveram a certeza que queriam viver juntos um do lado do outro para sempre?


Resposta do Rodrigo: Eu acho que no dia que nos conhecemos. Foi bem no início assim mesmo. 

Resposta da Izah: Acho que foi! Para uma pessoa pedir a outra em namoro depois de umas 6, 8 horas de conversa,  A gente começou a conversar de noite e ficamos uma noite inteira conversando por sms até que no dia seguinte de manhã ele me pediu em namoro. Não tinha esse trem de whatsapp não.


8. Izah, depois que passou o casamento deu pra respirar?


Resposta da Izah: Deu! Depois que passa o casamento, dá pra respirar demais. 


9. Vocês conseguiram curtir a festa?


Resposta da Izah: Muito! Nuh! Assim, Não comemos muito, por que a gente não estava conseguindo comer, por que a adrenalina estava muito alta. Mas o restante TUDO a gente curtiu, comida, a gente comeu depois. Por que sempre sobra muita coisa do buffet. 

Resposta do Rodrigo: Tanto que eu falei que ia tomar espumante na festa e a Izah ia tomar drinks do bar do Peu Drinks e acabou que nós dois ficamos só tomando água mesmo a festa toda, eu tomei um pouco de espumante no início da festa, por que o Léo, garçom que ficou por nossa conta do Buffet Santa Lúcia, surreal o profissionalismo do Léo, ele agitou a festa junto de nós, nos animou ainda mais, sempre estava de prontidão para trazer coisas para nós, ele até me carregou de cavalinho durante a festa. Eu realmente queria ficar só na água mesmo, estava tão gostosa, mesmo assim a gente se divertiu bastante, muito muito muito. Eu mandei mensagem pra Izah de manhã no dia do nosso casamento, falando que era para nós vivermos aquele dia intensamente para que a gente não sentisse saudade, mas que a gente pudesse ter a certeza que aquele dia fosse o melhor dia das nossas vidas e realmente não é questão de sentir saudades, mas que nós vivemos o máximo que a gente poderia viver no casamento.


10. Vale perguntas polêmicas? Acho que para os noivos que estão organizando casamento é sempre importante saber o que deu errado! Claro que os convidados não perceberam nada, estava tudo perfeito, mas, tem aqueles detalhes que só os noivos sabem. Podem contar para a gente?


Resposta da Izah: Eu tenho um detalhe que aconteceu, não no dia do casamento, mas que aconteceu antes. que eu ia fazer a produção do meu making of com outra maquiadora, que é mais famosinha nas redes sociais em Bh e essa maquiadora deu um péssimo atendimento, péssimo atendimento, tive que falar a data do meu casamento umas 3 vezes, toda vez que eu ia conversar com ela eu tinha que lembrar pra ela a data do meu casamento, porque ela não sabia, não marcava na agenda, não tinha colocado a nossa data reservada pra ela e eu já tinha pagado ela uma parte do contrato. Essa mesma maquiadora ia me arrumar na minha formatura, quando deu cerca de 15 dias antes do baile, ela simplesmente desmarcou comigo, a maquiagem já toda paga pra ela, dizendo que não ia estar em Bh, pois ela ia em um evento de blogueira em outro estado. E disse pra ela que a maquiagem da minha formatura era tão importante quanto a maquiagem do meu casamento e eu decidi quebrar o contrato com ela. Daí foi uma luta para encontrar outra pessoa para maquiar, pois eu sou muito difícil para gostar de maquiagem, foi difícil encontrar alguém que realmente me agradasse de novo, foi quando eu achei a equipe da Lutt & Kakau Lopes, que foi lá que eu fiz o meu making of no dia do casamento. Aí deu tudo certo! E maquiadora famosinha não dá certo. Cuidado com isso. No dia mesmo do casamento não teve problemas assim pra pontuar.

Resposta do Rodrigo: E outra coisa também, foi o DJ, que era um amigo meu, já tínhamos combinado tudo com ele, do dia, que eu fazia muita questão de ser ele em nosso casamento. Que foi uma permuta. Quando exatamente 30 dias antes do casamento, quando eu mandei mensagem perguntando se precisávamos fazer alguma reunião para passarmos as músicas pra festa, ele disse que a produtora onde ele era sócio tinha fechado outra festa de 15 anos no dia do nosso casamento e havia esquecido de marcar a data do nosso casamento na agenda dele, sendo que havíamos passado pra ele a data março do ano passado e ele fechou essa outra festa em agosto. Então, acabou que ele conseguiu um outro DJ para tocar no dia pro casamento. O DJ Bruno Diaz no dia foi ótimo, mas queríamos que quem tivesse tocado fosse o outro que nos deu bolo. No dia ficamos mais tranquilos, por que sabíamos que no final tudo dá certo, mas acaba que pra dar certo no final, acabou gerando alguns pequenos stress nos dias anteriores e a dica que podemos dar para quem está para casar ou começando a organizar, mantenham os pés no chão, calma, que vai dar tudo certo, os desgastes que vão gerando que desgasta um pouquinho mesmo, mas dá tudo certo.


11. Qual foi o momento no casamento ou na festa que para vocês foi o mais importante e marcante?

Resposta da Izah: Pra mim, foi o casamento por um todo, da cerimônia na Igreja São José, com certeza foram os aplausos, na hora a galera não parava de aplaudir, a gente ficou assim, sem reação, foi um momento incrível! Na festa no Jardins, pra mim, foi o momento que eu vi todo mundo curtindo, que todo mundo estava feliz, que não era só a gente que estava feliz naquele momento. Todo mundo estava curtindo da mesma maneira que nós estávamos e isso pra mim foi muito marcante.

Resposta do Rodrigo: Pra mim, o momento mais marcante da cerimônia, foram 2 momentos específicos, quando liguei para a Ana (nossa madrinha), eu já estava na porta da igreja pronto para a minha entrada e ela me disse que estava há 10 minutos da Igreja, quando eu entrei ela ainda estava 5 minutos para chegar na Igreja. Quando eu estava no altar, vendo os padrinhos entrando e vi a Ana e o Lucas que foram os últimos a entrarem de padrinhos, nós tivemos 7 casais de padrinhos, depois contamos sobre isso, quando vi eles entrando, eu realmente chorei, chorei de emoção por eles terem conseguido chegar, porque eles são muito importante para nós, fazem muito parte da nossa história. Na minha entrada eu segurei a emoção e não chorei, estava bem emocionado mas não chorei, mas quando vi os dois entrando por último eu desabei. E na cerimônia outro momento que eu desabei também foi quando abriu a porta da Igreja e eu vi a Izabela vestida de Princesa, com a coroa de princesa, começou a tocar Realejo que é uma das músicas que mais gosto da banda O Teatro Mágico.  E na festa, pra mim o melhor momento, foi quando eu vi a galera muito louca, tipo insana, gente sendo carregada, teve gente com joelho enfaixado, teve de tudo na festa, a galera curtiu muito, o Léo garçom me carregou, sai de cavalinho rodando o salão. Então eu consegui perceber que a galera viveu insanamente tudo que a gente preparou para eles, isso é legal!


12. Quais músicas tocaram no casamento?


Resposta da Izah e do Rodrigo: Nós separamos 6 músicas para tocar durante a cerimônia na Igreja. Escolhemos muito a dedo cada música que queríamos. Só teve uma música que não tocou que foi da aclamação que o Padre Vagner emendou a fala dele e deu continuidade na cerimônia. A música da cerimônia foi do Tato Moraes, que foi indicação da nossa assessora Babi Bernardes. Um dos grandes diferenciais que percebemos quando contratamos o Tato foi o seguinte, se você olhar o instagram dele, vai ouvir os áudios limpos que ele grava com gravador profissional para apresentar nitidamente os detalhes das vozes e instrumentos, também ele nos enviou todos os áudios das músicas que eles tocaram e cantaram em nosso casamento três dias depois do casamento. As músicas foram:


1. Entrada do Noivo: Alexandre Nero - Tan Tan

2. Entrada das Crianças: Marcelo Jeneci - Felicidade

3. Entrada da Noiva: Marcha Nupcial + O Teatro Mágico - Realejo

4. Aclamação: Eliana Ribeiro - Força e Vitória

5. Bênção das Alianças: Eyshila - Deus Cuida de Mim

5. Assinaturas: A Banda Mais Bonita da Cidade - Oração

6. Saída: O Teatro Mágico - Nosso Pequeno Castelo


13. Eu também quero muito me casar na Igreja São José, poderia me passar informações do tipo: Foi fácil marcar a data na igreja?


Resposta da Izah e do Rodrigo: Não! Foi muito difícil. Você tem que ligar pra lá insistentemente, eles não informam a data certa que vai abrir agenda par ao ano seguinte. No final de janeiro, início de fevereiro que abre a agenda para o ano seguinte lá. Dá fila na porta no dia que abre as vagas, desde o dia anterior. Tem que ter disposição para ir pra lá, dormir na fila, ligar insistentemente para a senhora da igreja que cuida dos agendamentos de casamento, por que se você for nos dias seguintes depois que abre a agenda, você até consegue data para o ano seguinte, mas, possivelmente não consegue uma data específica no horário que você queira.


14. Qual valor é cobrado pela Igreja São José para casamento? Pode decorar a Igreja?


Resposta do Rodrigo: A Igreja São José como muitas outras igrejas católicas de Belo Horizonte, cobram o valor de R$ 1.000,00 que foi o valor que nós pagamos para nos casarmos lá. Pagamos em duas partes, demos 50% do valor para agendarmos a data e pagamos o restante total do valor poucos meses antes do casamento.

Resposta da Izah: Pode decorar a igreja sim! Mas, eles tem algumas restrições. Eles indicam o decorador que é acostumado a fazer decorações lá na São José e eles tem restrições que só pode colocar 4 arranjos no altar, sendo dois principais e dois fora do altar. Não pode colocar arranjos no corredor, tem um monte de detalhes que é passado no dia que você vai reservar a data e fechar o contrato, informado pela pessoa responsável por agendamentos lá. Se você for se casar na Igreja São José, pode fechar com o decorador que eles indicam, a decoração é bem padrão, você só vai escolher as cores das flores e o suporte que ele vai usar para colocar os arranjos. Por que fica mais econômico no orçamento fechar com ele. Ah, se houver o seu casamento e de outra noiva no mesmo dia, vocês tem que fazer um acordo com o outro casal pois só pode haver uma decoração para os dois casamentos, é regra da igreja.


15. O convite de casamento foi a Izah que fez? E dos padrinhos também?


Resposta da Izah: O convite sim, foi eu que fiz toda parte de papelaria do nosso casamento. O cardápio apenas foi a nossa madrinha Bruna que é publicitária que desenvolveu para eu imprimir em casa e fazer a dobra para a festa. Nem tudo que eu fiz eu postei no meu insta @aizahquefez pois deixei supresa para os convidados só verem na festa. Teve convidado que recebeu convite no último dia. 

Resposta do Rodrigo: A Izah tem um instagram que vocês podem conhecer @aizahquefez. Que lá neste insta ela vai postar tudo que ela desenvolveu e criou para o nosso casamento da parte de papelaria, pdf, fotos dos detalhes, convites, convites de padrinhos, convites das crianças, quadrinhos para os padrinhos. Lá ela vai postar todas as fotos para vocês verem, terem inspirações e ideias para o casamento de vocês.


16. Teve alguma atração diferenciada na festa do casamento de vocês?

Resposta do Rodrigo: Teve sim! Uma atração incrível e super diferente no mercado de casamento, que se chama YOLO - Catering Criativo do nosso amigo Yuri. Eles criam sorvete com nitrogênio na hora com os ingredientes que os convidados escolherem lá hora. Vocês precisam ver a fila de pessoas que deu no balcão da Yolo de tantas pessoas que queriam experimentar o sorvete. Foi fantástico ter eles em nosso casamento e muitos convidados elogiaram muito. 


17. O que vocês acharam que foi mais difícil de organizar?

Resposta da Izah e do Rodrigo: Lista de convidados! Com toda certeza. A nossa lista de convidados inicial, pra quem não sabe, teve 800 pessoas. No início falamos assim, vamos pensar em todos os detalhes para o nosso casamento, por onde a gente começa e pensamos em começar primeiro pela lista de convidados, para termos um norte para onde vamos. Fizemos uma planilha no excel, quem quiser pode baixar só CLICAR AQUI para te ajudar a reduzir a lista de convidados. Só de família, os familiares da lista da Izah já dava 80%, não das 800 pessoas, mas dividindo as nossas duas listas, das pessoas que eu convidei tinha pouquíssimos amigos convidados, era mais família. E o Rodrigo conhece muita gente, ele tem muitos casais que ele fotografou o casamento que são especiais para ele. Eu tinha colocado 29 casais que fotografei o casamento, para convidar para o dia, mas acabou que convidei 15 casais. O mais difícil realmente foi reduzirmos a lista.


18. Queria dicas de lugares para fazer ensaio de Pré Wedding e Pós Wedding?


Resposta do Rodrigo: Sobre ensaios de pré e pós wedding, vou responder como fotógrafo e como noivo. O melhor lugar para vocês fazerem o ensaio em um lugar que vocês se conheceram, um lugar que vocês foram muito juntos e gostam de ir ou mesmo um lugar que é marcante na história de vocês. Eu e a Izah, tivemos 2 ensaios antes do casamento. A Diésica e o André Mansano fizeram fotos nossas 1 ano e meio atrás, no UniBh, local onde começamos a namorar, sendo que o UniBh foi o lugar que eu e a Izah mais nos víamos além da casa dela durante o namoro. E na quinta-feira antes do nosso casamento, nós fomos junto com o Mansano e o Gui Dalzoto na cidade onde eu nasci, em Corinto, para o Gui filmar depoimento das minhas avós e também os dois fizeram um ensaio apaixonante nosso lá. Eu e a Izah sonhamos em conhecer a Disney, e vamos guardar o Smoking que foi feito pelo Giulliano Oliva e o Vestido para fazermos nosso ensaio de Pós Casamento lá ano que vem. E queremos fazer um ensaio por ano com as roupas do casamento em um país diferente todo ano que vamos conhecer. Mansano, Di e Gui, ferrou pra vocês, uma vez por ano, vocês vão ter que aturar a gente em um país diferente.


19. Izah, fala sobre seu vestido, como você o escolheu?

Resposta da Izah: Meu vestido, eu nunca casei neh gente, eu não sabia que tinha que separar a calda do vestido, então eu mandei fazer tudo junto. Não tinha jeito de separar a calda na festa e tive que ficar segurando para todo lado o vestido todo. Como a gente sempre teve esse sonho de ir na Disney e a gente sempre gostou de A Bela e a Fera, tem um estilista que faz vestidos de casamentos para a Disney inspirado nas princesas. Eu peguei as coleções dos anos anteriores deste estilista e fui montando o que eu queria no meu vestido de lá. Peguei a saia de um ano, vestido de outro ano, todos os vestido da Bela, mas coleções de anos diferentes, fui juntando cada parte dos vestidos e criei o meu vestido de noiva que queria. Juntei a alça de outro vestido, com o corpo de outro ano e saiu o vestido que usei no casamento. O colar que usei também encontrei no AliExpress, consegui encontrar o colar idêntico ao colar que a Bela usa no filme na hora da valsa. E a coroa eu pesquisei até encontrar uma que combinasse com tudo e também foi do AliExpress. Eu comprei o vestido, enviei as fotos para a loja que mandou produzir na China como eu queria. O preço da compra ficou em R$ 2.800,00 mas como a empresa decretou falência não geraram o último boleto de R$ 500,00 e paguei R$ 2.300,00 pela compra dele.


20. Qual foi o local da festa?

Resposta do Rodrigo: O local que fizemos a festa foi o Jardins - Espaço de Eventos no Jardim Canadá em Nova Lima.



Gostaríamos de agradecer todas as pessoas que mandaram várias perguntas, mensagens de carinho, orações, as curtidas e e comentários nas nossas fotos que publicamos no nosso insta. E vamos criar mais conteúdos aqui no blog sobre o nosso casamento, youtube, live no insta e muito mais, para isso, deixem os recadinhos de vocês aqui embaixo ou perguntas para criarmos mais conteúdos que vão ajudar vocês noivos a tornarem o casamento de vocês ainda mais incrível assim como foi o nosso.

Beijos da Izah e do Rodrigo.



Nosso instagram:

Izah Lopes: https://www.instagram.com/izahlopesthais/

Rodrigo Lana: https://www.instagram.com/rodrigolana/

Nosso site:

https://passosparaoaltar.wixsite.com/izabelaerodrigo