Imagem capa - Entrevista com o MAIOR cerimonial de Casamento do Brasil - Roberto Cohen por Rodrigo Lana
Dicas para Noivas

Entrevista com o MAIOR cerimonial de Casamento do Brasil - Roberto Cohen

Me chamo Rodrigo Lana, sou fotógrafo há 8 anos e desde 2013 venho buscando alcançar pessoas que acreditam nos mesmos valores que acredito, que gostam de viagens, sonham com o dia do seu casamento e apaixonados por fotografias.

Atualmente, o nosso trabalho de fotografia é exclusivamente para o mercado de casamentos e ensaios de noivos. Desde 2013, venho conquistando uma grande visibilidade e oportunidades  no mercado de casamentos, fomos fotografar casamentos e ensaios, em diversos estados do Brasil, além de outros 4 países, Argentina, México, República Dominicana e Estados Unidos. A maioria dos lugares que viajei com os casais foi para fotografar casamentos ou ensaios de pré casamento ou pós casamento na Lua de Mel deles.


Em 2014 tive uma ótima oportunidade de fotografar um casamento em Fernando de Noronha, onde conseguimos juntamente com os noivos a presença do programa Casando no Paraíso, da emissora GNT, para cobrir todo o casamento e ganhamos muito destaque e engajamento nas redes sociais e principalmente em Belo Horizonte.


Há pouco mais de 2 anos aqui no blog venho escrevendo conteúdos para noivas e entrevistas com fornecedores de casamentos, com o objetivo de ajudar o mercado, levando conteúdos e informações para às noivas que estão planejando e organizando o seu casamento.


Venho compartilhar com você uma entrevista incrível com o maior cerimonialista de casamentos do Brasil, Roberto Cohen, uma grande referência para nós além de um nome muito respeitado em nosso país. As fotos que ilustram a entrevista, foram cedidas pelo próprio Roberto Cohen do casamento de sua filha Yael Cohen e Rafael Dahis que aconteceu no Copacabana Palace, as fotos são da fotógrafa Renata Xavier do Rio de Janeiro/RJ.



Renata Xaiver - Fotografia de Casamento


Rodrigo LanaPrimeiramente, agradeço a sua disponibilidade para nos dar esta entrevista e podermos levar o melhor conteúdo e informação para o mercado de casamento e para às noivas. Você poderia se apresentar aos nossos leitores, contar um pouco da sua história?

Roberto Cohen:  Olá ! Sou Roberto Cohen... Um Carioca Dentista por Profissão e Cerimonialista por paixão!  Há 34 anos, fui solicitado por uma amiga a ajudá-la nos preparativos de seu Casamento... Na época era uma grande missão... Imaginam o Mundo sem Internet? Onde achar fornecedores? Como conseguir indicações? Onde buscar inspirações? Muita boa vontade e boas ideias tornaram o grande dia dela Inesquecível... E eu voltei para meu consultório... Em alguns meses meu telefone tocava mais para Casamentos do que para Consultas... E foi a hora de decidir!


Rodrigo LanaQual foi sua experiência ao organizar o primeiro casamento de uma amiga?

Roberto Cohen:  Na verdade era hora de dar uma grande virada no Mercado... Não tinha onde me inspirar... Era difícil conseguir fornecedores... E a grande ideia foi sugerir que ela se casasse na Própria Casa de Festas! Pode parecer uma bobagem de ideia, para hoje em dia... Mas no tempo em que se casava apenas em Igrejas, Templos e Sinagogas... Foi um verdadeiro "Ovo de Colombo".  Mas, o que mais me deixava tenso era a novidade... Minha primeira vez... O que confesso hoje sem medo : Foi arrebatador!


Rodrigo LanaQuando você começou a organizar festas e eventos, o que mais te encantou neste mercado?

Roberto Cohen: O que mais me encantava era ter em minhas mãos uma tela branca para pintar com as cores preferidas de meu cliente! Ao ser contratado, as pessoas confiavam no meu "risco"... Eu podia "desenhar do meu jeito, mas tinha que colorir do jeito do cliente! E com certeza ver o sorriso do Cliente e o Resultado Final, também são Mega gratificantes...



Renata Xaiver - Fotografia de Casamento


Rodrigo LanaHá quantos anos e quantos eventos você e sua equipe já realizaram até o momento?

Roberto Cohen: Estamos há 34 anos no mercado. Já realizamos mais de 3.500 eventos e quero em breve bater a marca dos 4.000!!!!! 


Rodrigo LanaQual a importância de um Cerimonial em um Casamento?

Roberto CohenCostumo comparar o trabalho do Cerimonialista com três outros Profissionais, mas lembrando que ele exerce as três funções:

1. Primeiro com a de um grande Psicólogo... Que capta nas conversas com o cliente, seu estilo, seu gosto, seu desejo e consegue conquistar a confiança dele para que no grande dia ele esteja tranquilo.

2. Depois com a de um Arquiteto... Que planeja cada detalhe, cada fornecedor, cada acabamento para que a concretização daquele sonho seja a realização de seu cliente!

3. E por fim com a de um Maestro... Que rege uma grande Orquestra composta por: Buffet, Dj, Banda, Fotógrafos, Filmagem, etc... Fazendo que esta orquestra seja uníssona e agradável a todos!



Renata Xaiver - Fotografia de Casamento


Rodrigo LanaPoderia nos dizer a diferença entre um Cerimonial e uma Assessoria para Casamento?

Roberto CohenNa verdade os termos se confundem muito, pois ambos acabam absorvendo as funções um do outro. Mas na prática, deveria funcionar assim:

O Assessor reunirá os fornecedores, traçará cronogramas, cuidará da estratégia e será o responsável pela administração financeira e de todos os fornecedores até a data do Evento.

Agora, na última semana, assume o Cerimonialista , que é quem cuida do Cronograma e do Protocolo do Evento.


Rodrigo LanaSe puder, expressar o sentimento de trabalhar com Festas e Eventos, em um frase, qual seria?

Roberto Cohen: Um Evento é um grande Show ao vivo sem ensaio geral, por isso toda Festa estou nervoso, toda Festa estou tenso, toda Festa é a primeira...


Rodrigo Lana: Qual dica, você pode dar para uma noiva, quando for começar a organizar o seu casamento?

Roberto Cohen: Não contrate curiosos, apenas profissionais . Procure referencias sobre os profissionais que indicaram a você! Lembre-se... Não há como consertar o que não sair como você queria!


Rodrigo LanaQual foi o casamento mais especial que você teve a oportunidade de organizar?

Roberto Cohen: Na Verdade todos são especiais... Cada um tem um desafio e uma particularidade... Quando me perguntam qual o seu Casamento mais importante, respondo : -- "O da Semana que vem!" 



Renata Xaiver - Fotografia de Casamento


Rodrigo LanaAdoramos histórias, detalhes e sentimentos. Poderia compartilhar uma história de muito amor que você presenciou em Casamentos?

Roberto Cohen: Um Caso que marcou muito foi uma Visita técnica a uma Casa em Teresópolis: Sem nunca ter pisado lá, entrei deslumbrado comentando: "Que tal o altar ali, a pista aqui, as mesas acolá?..."

De repente a família estava aos prantos... e eu sem nada saber onde havia errado... Após se recomporem, o pai da noiva me explicou que exatamente ali onde apontei, o avô da noiva ficava na Cadeira de balanço e comentando como sonhava em ver a neta casar ali... E pra finalizar, no dia do Casamento, quem se debulhava em lágrimas era eu! Como se fosse um parente íntimo deles! Energia pura!


Nossos mais sinceros agradecimentos ao respeitado cerimonialista de casamentos Roberto Cohen, pelo seu tempo dedicado em nos conceder esta entrevista.

Conheça mais do trabalho do Roberto Cohen em suas redes sociais:

Site:http://www.cohencerimonial.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/robertocohencerimonial

Instagram:https://www.instagram.com/cohencerimonial