Roupa do noivo: saiba como escolher para não errar o estilo
Compartilhe
O grande dia está chegando e todas as expectativas se voltam para o vestido da noiva. Mas e a roupa do noivo? O estilo do casamento é o primeiro item que deve ser levado em consideração na hora dessa importante escolha. As celebrações estão cada vez mais informais e personalizadas e isso interfere diretamente no modelo do traje usado. Outros fatores, como o horário e o local da cerimônia, também devem ser considerados na decisão do noivo.
Separamos uma lista com os principais estilos e seus usos mais frequentes para você não errar na escolha da vestimenta ideal para o grande dia. Confira abaixo:
Terno
Traje que nunca sai de moda, o terno é o coringa quando o assunto é a roupa do noivo. A vestimenta se adapta a qualquer estilo de casamento, sendo recomendada para cerimônias formais ou informais, realizadas a qualquer hora do dia. É a opção ideal para os noivos que não querem arriscar muito na escolha.
Em sua versão tradicional, o terno é composto por paletó, colete, calça social e gravata. Quando não é acompanhado do colete, o traje é conhecido como costume. Vestimenta ideal para qualquer tipo de estrutura física, o terno também é encontrado na versão slim, que se adapta melhor ao corpo do noivo.
Smoking
Também oferecido na versão black-tie, o smoking geralmente é usado em cerimônias noturnas e com um toque mais formal. É o traje ideal para casamentos clássicos e tradicionais. O estilo também pode ser usado em casamentos matinais, desde que em versões de cores claras.
O traje é composto por paletó, calça, cinta de cetim, camisa branca e gravata borboleta. É uma vestimenta tipicamente americana, recomendada para eventos com um toque mais luxuoso.
Fraque
Traje pouco utilizado no Brasil, o fraque é super formal e muito popular nos casamentos ingleses diurnos. Em terras brasileiras, entretanto, é uma vestimenta recomendada para cerimônias noturnas. É ideal para noivos altos e magros devido ao seu corte alongado.
O fraque é composto por um paletó com cauda longa, calça em tecido risca-de-giz, colete, camisa branca e gravata tradicional.
Meio-fraque
Versão simplificada do fraque, o meio-fraque é o queridinho dos brasileiros e, segundo especialistas no assunto, é uma invenção latino-americana. Em outras regiões do mundo, o traje é conhecido como stroller suit. Recomendado para cerimônias noturnas e com um ar mais informal, é um look muito indicado para padrinhos e pais dos noivos.
É composto por um paletó sem cauda, calça em tecido risca-de-giz, colete, camisa branca e gravata tradicional. É uma boa opção para noivos de estatura mais baixa.
Para combinar os acessórios da maneira correta, é importante se atentar à combinação de cores. Se o traje escolhido for preto, as meias, os sapatos e o cinto devem acompanhar a cor da roupa. E não esqueça: não deixe a roupa do noivo para a última hora! Quanto maior a antecedência, mais fácil será acertar na escolha.
Este conteúdo a ajudou? Compartilhe-o em suas redes sociais e mostre que você está por dentro das principais tendências de moda matrimonial.