Imagem capa - Inspiração de Casamento para Noivas por Rodrigo Lana
Dicas para Noivas

Inspiração de Casamento para Noivas

A nossa entrevista desta vez é com um Instablog que vem crescendo e fazendo a diferença na vida de muitas noivas em Belo Horizonte e em outras cidades. Realmente o poder do Instagram é muito intenso, no ponto de poder compartilhar as melhores inspirações e novidades para as noivas e também de alcançar lugares tão longe.


Nossa entrevista é com duas jovens garotas que já trabalharam com Cerimonial de Casamento e Cabine de Fotos, hoje são jornalistas e produtoras de conteúdo para noivas através do Instablog delas, chamado: CHECK LIST DAS NOIVAS.



blog de casamento em belo horizonte

Adoramos histórias, detalhes, sentimentos, aquele grande sonho que está se realizando. Então gostaríamos de saber como começou o interesse em criarem um Blog de Inspirações de Casamentos para as Noivas?

O Blog Check List das Noivas começou com o desejo de duas amigas que sempre gostaram do mundo encantado dos Casamentos com o objetivo de ajudar e, principalmente, inspirar noivas neste momento tão especial, que é o planejamento do grande dia.


Apresente para nosso leitores, quem comanda o Check List das Noivas. Contem um pouco mais sobre vocês?

A Check List das Noivas é o sonho de Nara Rosmaninho, graduada em eventos e diretora da Extravasa Cabine e de Natty Tomaz, atualmente noiva e amante de novidades e dicas do mercado de casamentos.





Há quanto tempo vocês vem trazendo Inspirações de Casamentos para as noivas?

Nosso blog vai comemorar seu 1º ano em abril de 2017.


Existe uma frase, expressão ou um texto que representa o Check List das Noivas?

Planejando o grande dia com muito amor e dedicação.



gaia eventos casamento bhlugar para casar em bh gaia eventoscasamento em tiradentes casamento em tiradentes



casamento em tiradentes brisa da serra

Foto: Rodrigo Lana

Quais fontes de conteúdo vocês mais buscam para trazerem novidades e inspirações para as noivas, e como é feita a seleção deste conteúdo?

Nossas pesquisas são feitas nos mais conhecidos blogs de casamento (Casando em BH, Zankyou Weddings, BH Casamentos, Casando Sem Grana, além do Pinterest) e nossas novidades vem de diversas feiras visitadas pela Check List das Noivas. Procuramos basear nossa seleção nos principais temas que norteiam o planejamento do casamento, desde a cerimônia até as lembranças da recepção. Estamos sempre trocando experiências com noivas para viver junto com elas as principais dúvidas que surgem nesse período e a partir disso,montamos nosso roteiro de dicas e inspirações. Divulgamos também fornecedores que confiamos e que realizam um trabalho de excelência com noivas que conhecemos. Além de trocarmos experiências e novas tendências com os responsáveis por realizarem sonhos.


Compartilhem aqui dicas sobre DIY (O tão famoso Faça Você Mesmo)?

O DIY é uma tendência que veio para ficar. Com ele, os casamentos deixaram de ser algo padrão, para se tornarem algo exclusivo e personalizado. A diversidade de detalhes DIY que podem ser feito pelo casal é tamanho, indo desde um centro de mesa pela noiva ou até mesmo as compotas de doce feitas pela avó do noivo. Nós da CheckList das Noivas adoramos quando o casal realiza alguns mimos e detalhes do seu grande dia, pois assim a emoção, o carinho e o cuidado com esse dia, transborda para os convidados, deixando a certeza do empenho e dedicação do casal.


Casamento a Luz do Dia ou Casamento a Noite (com seu glamour). Quais os diferenciais de um para o outro? O que fazer, como fazer, sugestões para as Noivas?

Escolher o horário do casamento não é uma das tarefas mais fáceis. Casar de dia e casar a noite possuem características distintas e cabe ao casal, definir qual estilo de casamento combina mais com eles. Os casamentos diurnos são casamentos que favorecem, principalmente, as lembranças que ficaram após o grande dia: A fotografia. A luz do sol consegue fazer o que nenhuma outra iluminação faz além do casal poder celebrar a união com um perfeito por do sol. Além disso, os casamentos diurnos são mais leves, mas não deixem de ser animados. Já os casamentos noturnos têm por tradição serem casamentos dançantes e que podem durar até o dia raiar. Os casamentos a noite são marcados pelo glamour que o horário favorece. Não há uma fórmula mágica para definir em qual horário se casar. O que tem que ser feito para a decisão dessa dúvida é analisar o perfil dos noivos de acordo com os gostos, desejos e sonhos. No fundo, no fundo, cada casal tem suas vontades e a partir delas, não será muito difícil definir o melhor horário para vocês.


Deixem 10 dicas para as Noivas poderem organizar melhor e sem precisar ficarem “loucas” para que saía tudo perfeito no Grande Dia:

1ª: Planeje a data com antecedência;

2ª: Defina o Tipo de Casamento que vocês querem: Mini Wedding, Destination Wedding, apenas Cerimônia ou Cerimônia + Recepção;

3ª: Faça um Planejamento Financeiro (ganhos x custos);

4ª: Elabore a Lista de Convidados;

5ª: Contrate uma Assessoria de Cerimonial;

6ª: Dê Prioridades: Não é possível contratar tudo que deseja;

7ª: Pesquise e conheça o Fornecedor antes de Contratá-lo;

8ª: Tenha uma Agenda: Ela será muito útil como Lembrete dos Compromissos;

9ª: Não queira resolver todos os detalhes de uma vez: Siga o Checklist de contratações indicado pelo Cerimonial;

10ª: Se for fazer algum item DIY, não deixe para última hora: Faça com Antecedência, pois na véspera do Casamento, o tempo livre se tornará ainda menor.


Fotografia de Casamento em BhFotografia de Casamento em BhFotografia de Casamento em BhFotografia de Casamento em Bh

Fotos: Estúdio Oliver



Decoração de Casamento para Igreja em Bh

Inspiração de Decoração para Casamento


Decoração DIY para casamentoDecoração DIY para casamento

Dicas de DIY

Quais fornecedores vocês indicariam para as Noivas fecharem primeiro e com quanto tempo antes do Casamento?

O 1º fornecedor que deve ser contratado é o Cerimonial. Costumamos dizer que ele é o “norte” da noiva em suas decisões. Sem ele, a noiva pode ter muita dor de cabeça e trabalho em excesso, além de escolhas mal sucedidas. Após essa primeira contratação, indicamos que a noiva procure pelo Espaço e pelo Fotógrafo que deseja para o seu Casamento. Esses 3 fornecedores, em sua maioria, só realizam 1 por dia e contratando eles com antecedência, você não corre o risco de perde-los. O tempo de antecedência para fecharem os primeiros fornecedores vai depender de qual data escolherem para a realização do casamento. Geralmente, as noivas começam os preparativos com 1 ano de antecedência. Porém, como o mercado de casamentos vem crescendo, algumas noivas optam por começarem com um tempo maior: em torno de 1 ano e meio ou até mesmo 2 anos antes. O ideal é que você consiga conciliar os preparativos com sua rotina (trabalho, estudo e vida social) e para isso, você vai demandar um tempo, e quanto mais tempo para se dedicar a um sonho melhor.


Tem mais alguma DICA ESPECIAL ou sugestão para compartilhar com as noivas para tornar este dia ainda mais Feliz na vida delas?

A Dica Especial que deixamos para as nossas noivas é a seguinte: Após o tão esperado pedido de casamento ou a decisão de se casarem, o tempo passará muito rápido e o dia que você mais espera, passará ainda mais rápido. Então, não deixe para curtir com quem você ama e quer bem apenas o grande dia. Curta cada decisão, compartilhe suas dúvidas, peça dicas e sugestões para os familiares e amigos. Selecione aquelas pessoas que fizeram e fazem parte do seu relacionamento e divida com eles a experiência a “caminho” do altar. Se você guardar todo o planejamento somente com você e seu noivo,esse percurso pode não ter a mesma emoção e alegria que teria se fosse compartilhado.


Deixem os contatos do site, redes sociais e e-mail para que as noivas possam entrar em contato com vocês:



Acompanhe também as nossas redes sociais. Envie também a sua sugestão de tema para fazermos um post com dicas e conteúdos para o seu casamento, para rodrigo@rodrigolanafoto.com.br.