Imagem capa - Fiquei noiva! E agora? Planejando o meu Casamento por Rodrigo Lana
Dicas para Noivas

Fiquei noiva! E agora? Planejando o meu Casamento

Sonhos e Possibilidades: Por onde começar os preparativos para o casamento?


Amiga nem te conto!!! Vou casar!

A frase que com certeza muitas mulheres querem dizer em algum momento da vida, e ai PAH! Esse momento chega!

Mas e agora?! Por onde começar? O que eu faço primeiro?!


Vem aquela inundação de questionamentos, dúvidas e dá um frio na barriga! Mas calma, vou te ajudar!

Primeiro, vamos à uma pequena prévia da minha história, de quem escreve aqui para você:




Meu nome é Petrine, sou de Minas Gerais, tenho 24 anos, e sou Contadora, começa aí a paixão por números e organização, mas antes disso, entrei num cursinho preparatório pra concurso em 2013, a turma tinha 3 pessoas, foi quando conheci o Tiago (meu noivo), por aí vê que não foi aquela coisa mais improvável de acontecer, rsrs; notamos logo nas primeiras conversas o quanto tínhamos em comum, a amizade foi se fortalecendo e logo começamos a namorar, e ah, nenhum dos dois foi aprovado depois disso! Haha enfim estamos juntos desde então; dos momentos que mais marcaram nosso relacionamento, primeiro foi uma viagem pra Bahia, (Itacaré) em 2014 e foi a viagem mais louca, nos perdemos, gastamos 15 horas, enfim, foi divertidamente louco e muito bom! Depois veio o desemprego dele, e olha, não é fácil esse momento, e exige extrema compreensão nossa, e muito amor! Mas o melhor disso tudo é que amadurecemos nossa relação e então decidimos: VAMOS NOS CASAR!!




E vem aí o primeiro passo: SEJA CONSCIENTE!


Uma coisa é desejar um casamento na catedral de Notre Dame, outra coisa é poder! Então, para não entrar num colapso de frustração, senta com o love, e apurem quanto, fora as despesas fixas, vocês detêm em mãos!

Fez as continhas?! Pronto, agora visualize a data de vocês, e quanto podem render até lá! Assim vai saber de fato, que tipo de casamento vocês podem ter!

Agora pesquise fornecedores, pesquise muito, mas atenção para aqueles que sempre admirou, certos fornecedores, deixarão esse posto, e passarão a ser amigos, é importante ser alguém com dinâmica, profissionalismo e que você confie um dos melhores dias da sua vida; quanto antes começar a olhar, melhor, fechei meus primeiros fornecedores com 20 meses de antecedência, e o critério foram os mais importantes pra nós, fotógrafo e buffet; Alguns não vão fechar contrato com esse prazo, mas outros sim, alguns pedem uma entrada e outros negociam até isso, aproveitem as oportunidades, nosso buffet por exemplo dava um mega desconto se pagássemos com menos tempo, e é claro topamos!

Recapitulando, pegue o saudoso excel, faça uma planilha com o quanto vocês podem gastar e o resultados de todos os orçamentos que fez, e aí vai adaptando, talvez não vai poder ter todos os fornecedores dos sonhos, mas vai achar algum com qualidade equiparada e preço que caiba no orçamento de vocês, é muito importante respeitar esse limite!

Sabe quando ficamos horas admirando móveis em catálogos ou site? Pois é, coloque o preço desses numa planilha também, o orçamento tem que ser completo e precisam avaliar as coisas importantes para tomarem qualquer decisão sem comprometer o futuro de vocês; Já pensou gastar horrores na festa e dormir num colchão velho?! Fica a dica amiga...



A temida LISTA DE CONVIDADOS!!!


A desvantagem de planejar com tanta antecedência assim é que muitas coisas podem mudar, alguns amigos podem se afastar e outros podem chegar, então sim, ela pode mudar um pouco, mas é preciso manter a essência, façam uma lista sem parar pra pensar, com todas as pessoas que de imediato vem na mente de vocês, essas com certeza, são as que tornaram seu dia mais especial e estão mais presentes, depois vai editando, lembra de algum parente especial (ouçam os pais, não precisa ser todos os tios de 3º grau, mas eles ficaram ainda mais felizes se perguntarem com quem gostariam de compartilhar esse momento também), não convide ninguém por “educação/obrigação”, será o dia que quer olhar pro lado e ver pessoas que significam de verdade algo para vocês e estarão ali pra somar energias positivas e bons sentimentos.




Seja AUTÊNTICA e ouça a opinião do NOIVO!


Esse é um outro passo muito importante. O casamento é dos dois, alguns preferem só esperar o dia, mas outros também sonham com isso e é tão legal quando participam e sonham juntos! Não mudem a cor ou as músicas só porque outro estilo está na moda, ou porque fulano disse que não acha legal. Esse momento é tão único e têm que ser vivido com sensibilidade e harmonia! Mas é bom pegar algumas dicas com profissionais do meio, para não correr o risco de ficar algo desastroso.

Isso é apenas o início de tudo, planejar um casamento tem que ser legal, prazeroso e leve! Não fique frustrada por não ter tudo que já viu nos casamentos, o mais importante é que são duas vidas que construíram um relacionamento saudável e cheio de amor, e que optaram por transformar isso numa família!


Respire fundo! Vai dar certo!!!


Vão chegar momentos em que a ansiedade e as contas à pagar deixarão vocês no limite!!! Aí entra o segredo, a cereja do bolo! Reservem um final de semana, ou um dia que seja para passarem ele todo juntos fazendo as coisas que mais gostam, vendo filme, em contato com a natureza, ou vão na cidade vizinha que seja fazer nada, mas fiquem juntos e NÃO falem, em hipótese alguma sobre casamento ou dívidas, esse período é cheio de emoções e os sentimentos ficam a flor da pele, então é NECESSÁRIO uma pausa nisso tudo e faz muito bem ao casal! Fazemos isso todos os meses e é revigorante!

Enfim, tenha fé, acredite no amor e trabalhe duro pelo que é importante para você! Respire fundo e saiba vai dar tudo certo no final!



Foto por Rodrigo Lana, no dia que fomos fechar nosso contrato para o nosso casamento.


Gostaria de saber sua opinião sobre o meu primeiro texto aqui no Blog do Rodrigo Lana, aliás, que será o fotografo do nosso casamento em 2019. Vou escrever mais vezes aqui para te ajudar em todos os passos até o casamento e gostaria de ler nos comentários sua sugestão de tema ou dúvida para o próximo texto. Beijoos e até breve, Petrine e Tiago.