Estou com orçamento limitado e quero um casamento dos sonhos. É possível?
Compartilhe
Imagine a cena: você passa anos organizando o casamento dos SONHOS e na hora de contratar os serviços percebe que o valor está acima do orçamento disponível. O pânico toma conta dos noivos e pode ser o fim da festa tão desejada, certo? Nada disso! É possível tornar a cerimônia inesquecível sem gastar uma fortuna.
Tenha em mente que um evento cheio de luxo nem sempre agrada aos convidados. O grande segredo está em saber identificar o que realmente é essencial para montar um cenário conectado com a personalidade do casal. Apesar de toda a correria, invista em uma planilha de gastos eficiente e comece a vida a dois sem preocupações.
Quer saber mais sobre o assunto? Vamos mostrar como fazer um casamento perfeito com orçamento limitado e muita criatividade em todas as etapas. Boa leitura!
Defina as prioridades
O planejamento do casamento não pode deixar você de cabelos em pé. Por isso, seja realista e avalie cuidadosamente as condições de orçamento. Quando começar a organização da festa, talvez os valores cobrados pelas empresas do segmento façam você sair correndo. CALMA! Respire fundo e siga em frente! Mesmo com pouco dinheiro, dá pra realizar a cerimônia dos SONHOS.
Antes de tudo, você precisa identificar as prioridades na realização do evento. Por exemplo, quando o objetivo principal é impressionar com um espaço único, o maior investimento financeiro será a locação. A lista de despesas essenciais envolve decoração, banda ou DJ, buffet, trajes e uma equipe de fotografia.
Invista em um planejamento minucioso
Com a correria que antecede o GRANDE DIA, você pode acabar se esquecendo de etapas importantes e precisar contratar serviços de última hora. É nesse momento que os casais gastam mais do que o necessário, pois investem o dobro do valor pra “apagar incêndios”.
E como ninguém quer começar a vida a dois com dívidas, um planejamento minucioso pode ajudar a conseguir os melhores preços e garantir profissionais confiáveis. Dessa forma, fica mais fácil pechinchar e definir os pontos principais da festa. Os gastos de forma assertiva costumam ser feitos a partir de um cronograma lógico.
Primeiro, reserve o espaço. Em seguida, negocie com o buffet. As contratações devem ser listadas de acordo com o valor do serviço. Quanto mais cedo começar a negociação, maiores são as chances de conseguir promoções ou facilidades de pagamentos. Quem não curte um bom desconto, não é mesmo?
Pesquise diversos fornecedores
Quando se trata dos serviços da festa, não existe espaço pra enrolação. Toda noiva deseja oferecer o melhor aos amigos e familiares. No entanto, lembre-se de que nem sempre o trabalho mais caro representa maior qualidade e comprometimento.
Pra não terminar com um abacaxi nas mãos, você deve pesquisar HORRORES! Uma boa dica é pensar na cerimônia em que você mais se divertiu como convidada e pedir indicações ao casal que trocou alianças. Assim, fica muito mais simples começar a busca com um olhar diferenciado.
Claro que a internet também faz toda a diferença na hora de contratar um serviço especializado. Use todas as suas habilidades de Sherlock Holmes e seja uma verdadeira detetive na busca por informações dos profissionais. O diferencial está em avaliar diversos orçamentos e opções de pacotes até encontrar o que mais se encaixa com a festa.
Faça a festa e a cerimônia no mesmo local
A praticidade pode ser a principal aliada de uma noiva. Escolha fazer a festa e a cerimônia no mesmo local para tornar o MOMENTO ainda mais especial. Sabe aquela recepção que começa muito tempo depois do horário marcado e deixa todos sem paciência? Ninguém merece!
Esse atraso pode acontecer por conta do deslocamento dos convidados depois da união religiosa. Pense também na possibilidade de economizar dinheiro ao fechar contrato com apenas um salão de festas. A medida facilita a estratégia de organização e ainda garante uma decoração mais em conta com um trabalho segmentado.
Outra vantagem é que o espaço costuma sugerir uma lista de fornecedores parceiros para otimizar as tarefas da equipe de organizadores. Assim, você aproveita toda a emoção do momento sem se preocupar com nada. Eu ouvi um AMÉM?
Evite as datas mais disputadas
Se você pensa que a escolha da data não interfere nos gastos do casamento, precisa rever seus conceitos antes de iniciar o planejamento. Um dos principais exemplos é o mês de maio, tradicionalmente conhecido como o queridinho das noivas.
A disputa pelos finais de semana torna o período muito mais caro em diversos serviços e dificulta toda a estratégia dos preparativos. Setembro, em decorrência da chegada da primavera, também caiu no gosto dos casais que fecham as reservas dos melhores dias com até anos de antecedência.
Por outro lado, se você está perdendo o sono pra encontrar uma data que possa agradar a todos e ainda encaixar no orçamento, considere janeiro como uma opção. Pode ser uma cerimônia em um local paradisíaco que tenha tudo a ver com o perfil dos convidados. Afinal, nada melhor do que encantar as pessoas com belezas naturais e ainda economizar com decoração.
A escolha do dia da semana também interfere diretamente nos custos. O sábado é considerado o dia nobre das cerimônias e, por isso, costuma ser reservado com um valor acima da média. Estude a possibilidade de casar em uma quinta-feira, por exemplo. Além de reduzir consideravelmente as despesas, você ainda pode criar um save the date personalizado para que ninguém fique de fora.
Escolha a melhor opção musical
Quando a diversão dos convidados é prioridade, a música da festa precisa ser escolhida cuidadosamente. De fato, o medo de toda noiva é ver as pessoas saindo da COMEMORAÇÃO mais cedo. Quer manter a pista de dança aquecida? Contrate um DJ ou uma banda de baile!
Reflita sobre o assunto durante a primeira etapa do planejamento e tome a decisão de acordo com as possibilidades do orçamento sem deixar de lado o perfil do cerimonial. Uma banda exige um investimento maior, já que o show depende de uma estrutura complexa de funcionamento.
Mesmo contando com músicos experientes, a festa vai precisar de trilha sonora durante os intervalos. Já a contratação de um DJ pode fazer muita diferença no resultado final da programação ao preencher todos os espaços de entretenimento. Além de representar uma redução dos gastos, o profissional ainda pode montar uma playlist completa com base na reação das pessoas ao longo da noite. Eu ouvi um TOCA RAUL?
Pronto! Agora você já sabe como organizar o casamento dos sonhos com o orçamento limitado. Lembre-se de que existe uma série de possibilidades no mercado e o que faz a diferença é a forma de planejamento. Fique atenta para encontrar serviços de qualidade baseados nos esforços financeiros definidos como prioridade. Afinal, toda noiva sabe exatamente como agradar seus convidados com emoção e romantismo.
Gostou das informações deste artigo? Deixe seu comentário no post e compartilhe conosco suas dicas sobre o assunto.