Imagem capa - Lista de Convidados para o seu casamento: 4 dicas que você precisa conferir por Rodrigo Lana
Dicas para Noivas

Lista de Convidados para o seu casamento: 4 dicas que você precisa conferir

Lista de convidados para o seu casamento: 4 dicas que você precisa conferir


Ana Flávia acabou de ficar noiva, e a partir disso um mundo novo e totalmente desconhecido se abriu diante de seus olhos.

Ela está desesperada com os detalhes do casamento, principalmente com a montagem da lista de convidados.

O que Ana Flávia não sabe é que não há motivos para se preocupar, já que montamos uma espécie de passo a passo para que ela ultrapasse essa etapa com muita tranquilidade!

Veja agora as 4 dicas que selecionamos sobre a montagem da lista de convidados para o casamento!


1. Selecione em uma listagem todas as pessoas importantes para você

Definir quem será convidado para o casamento pode ser uma tarefa árdua e estressante para a noiva, pois ela precisa conciliar múltiplos interesses e desejos nessa decisão. O noivo tem o seu rol de amigos e parentes que não podem faltar. Os pais muitas vezes também desejam ter direito e participação nessa escolha, por entenderem que é um momento único e importante na vida dos filhos.

Além disso tudo, ela mesma ainda tem suas amigas inseparáveis e pessoas queridas que precisam fazer parte desse dia tão sonhado.

Sendo assim, a primeira etapa é listar nominalmente todas as pessoas que deveriam ser convidadas, independentemente de quem deseja a sua presença, seja o casal, sejam os pais dos noivos.


2. Adapte o número de convidados à dimensão do local escolhido

O que toda noiva deseja é receber seus amigos e parentes de forma hospitaleira e confortável para poder compartilhar com eles esse dia único e inesquecível.

Assim, ultrapassada a fase inicial, é chegada a hora de começar a aplicar filtros na lista. Um excelente filtro é determinar a capacidade de pessoas que cabem no local escolhido para a realização do casamento.

Dessa forma, com o número de convidados definido, é possível avançar nas decisões sobre a lista de convidados para o casamento.


3. Decida se vai consultar ou não os pais sobre a lista de convidados para o casamento

Para decidir se os pais terão influência na escolha de pessoas convidadas para o evento, é recomendado considerar qual o papel deles no planejamento e execução do casamento.

Se os pais estiverem contribuindo financeiramente, é natural que eles esperem ter participação nessa decisão, ou ainda, que possam receber uma quantidade de convites para livre escolha.

Mesmo que não haja participação financeira, é interessante agir com cautela para evitar melindres e desgastes desnecessários. Com um pouco de tato, talvez seja possível ouvi-los e incluí-los nas decisões, sempre esclarecendo que a última palavra caberá ao casal.


4 Avalie o custo-benefício de contratar o RSVP

Um serviço relevante para essa fase é a contratação do RSVP que deriva da expressão francesa “répondez s’il vous plaît”, isto é, "responda, por favor".

Esse serviço costuma ser feito ativamente e funciona da seguinte maneira: o profissional contratado entra em contato, normalmente por telefone (mas também pode ser por e-mail), com os convidados para confirmar se eles comparecerão ou não ao evento.

A grande vantagem dessa contratação é saber com antecedência quantas pessoas comparecerão e poder programar melhor as quantidades de alimentos, acomodação, decoração e lembrancinhas para todos, como ainda remanejar a lista, incluindo pessoas que anteriormente não seriam convidadas.


Agora que você já sabe as 4 dicas fundamentais para definir a lista de convidados para o casamento, compartilhe este post em seu Facebook para ajudar mais pessoas a ultrapassar essa fase com facilidade e segurança!